top of page

O BANDO
DE SURUNYO

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Site

EUNICE ABRANCHES D'AGUIAR soprano
PATRÍCIA SILVEIRA alto
CARLOS MEIRELES tenor
SÉRGIO RAMOS baixo
IVAN OLIVEIRA guitarra de 5 ordens
HUGO SANCHES alaúde e direcção artística

O Bando de Surunyo é um ensemble especializado na interpretação de música dos séculos XVI e XVII. O nome é retirado de um vilancico de negro seiscentista português e significa “bando de estorninhos”.

O núcleo do grupo é composto por um octeto vocal (SSAT/SATB) e três instrumentos de baixo contínuo (viola da gamba, baixão e corda pulsada – viola de mão, guitarra barroca e/ou tiorba), podendo o efectivo ser expandido ou reduzido em função dos diferentes programas e repertórios interpretados. As suas produções estão ainda concebidas para poderem incorporar uma componente cénica baseada na dança e gestualidade barroca, com a participação de dois ou mais bailarinos.

O Bando de Surunyo é a frente interpretativa e laboratorial de um projecto multidisciplinar de estudo e divulgação de música ibérica dos séculos XVI e XVII. Incidindo particularmente sobre repertório inédito albergado por fontes portuguesas, o ensemble apresenta regularmente obras em primeira audição moderna. O projecto abrange música tanto de aquém como de além fronteiras, tendo como objectivo proporcionar ao público, através da música e da poesia, o contacto com a pluralidade, ecletismo e riqueza do pensamento e imaginário do renascimento e barroco europeus.

A íntima relação entre som e palavra que emerge na música europeia na transição do Quinhentos para o Seiscentos é o eixo central da abordagem ao estudo e interpretação do repertório pel'O Bando do Surunyo. A música colocava-se então ao serviço do texto, veiculando, ilustrando e potenciado o seu conteúdo poético e afectivo.

A transmissão eficaz e eloquente desse conteúdo nas suas múltiplas leituras e funções - literal, teatral, histórica, simbólica, religiosa, política e filosófica - constitui a base para a construção de uma concepção interpretativa que persegue hoje o mesmo objectivo da música de então: divertir e comover o público através da palavra, do gesto e do som.

Hugo Sanches é doutorado com distinção e louvor em Estudos Musicais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, mestre e licenciado em Interpretação Musical (música antiga - alaúde) pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE, Porto), e pós-graduado em psicologia da música pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.

Reparte a sua actividade entre a interpretação, o ensino e a investigação, especializando-se em música dos séculos XVI e XVII nos domínios tanto da prática interpretativa, como da teoria e pensamento estético e filosófico. É professor adjunto na ESMAE (Porto) e, presentemente, coordenador do Curso de Música Antiga da ESMAE É também investigador integrado do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra onde se dedica sobretudo ao estudo, edição e interpretação do repertório musical ibérico inédito do século XVII.

Booking e Agenciamento:

vanessapires@artway.pt

+351 91 437 71 44

bottom of page