top of page

FILIPE
QUARESMA

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube

Mr. Quaresma is a cellist of the highest order.

Filipe Quaresma is a great musician and a reliable force.

Mats Lidstrom

violoncelista e professor na Royal Academy of Music

He is a complete musician: extremily versatile in style covering practically all the repertoire between historically informed interpretation of early music up to the most recent music of our days, all on the highest professional level.

Filipe has got a clearly distinctive "voice" wich projects and immediatly communicates everything he plays and wears the stamp of his strong and original musical personality.

Peter Rundel

diretor musical do Remix Ensemble Casa da Música

Filipe Quaresma, “...um dos mais interessantes músicos portugueses da actualidade” (P. Santos, Jornal Público) com uma “....forma precisa e soberbamente articulada de tocar, cheia de paixão e muitas vezes bastante contemplativa...” (The Strad Magazine) concilia a sua intensa carreira a solo e de música de câmara com a actividade de professor de violoncelo na ESMAE, o lugar de primeiro violoncelo na Orquestra Barroca Casa da Música (CdM) e no Darcos Ensemble, principal violoncelo convidado do Remix Ensemble CdM e do Sond’Ar-te Electric Ensemble, e, desde 2013, violoncelo convidado da Orchestre Révolutionnaire et Romantique de Sir John Eliot Gardiner.

Já tocou nas principais salas portuguesas e europeias, entre as quais se destacam Casa da Música, Fundação Gulbenkian, CCB, Philharmonie de Paris, Berliner Philharmoniker, Royal Albert Hall, Wigmore Hall, Concertgebouw, Tonhalle Zürich, Wiener Konzerthaus, Philharmonie Luxembourg, Palau de la Musica de Barcelona, trabalhando com músicos como Martha Argerich, Miguel Azguime, Fabio Biondi, Nuno Côrte Real, Harry Christophers, Laurence Cummings, Joyce DiDonato,  James Dillon, Pascal Dusapin, Peter Eötvös, Sir John Eliot Gardiner, Barbara Hannigan, Paul Hillier, Heinz Holliger, Helmut Lachenmann, Reinbert de Leeuw, Paulo Gaio Lima, Brad Lubman, Pedro Neves, António Rosado, Peter Rundel, Andrea Staier, Maxim Vengerov, entre muitos outros.

Iniciou os estudos musicais em piano aos seis anos de idade na Covilhã, sua cidade natal, onde aos doze anos começou a estudar violoncelo com Rogério Peixinho na EPABI. Mais tarde, em Londres e Florença, estudou com David Strange, Mats Lidström e Natalia Gutman. Participou em masterclasses com Eliaz Arizcuren, Márcio Carneiro, Colin Carr, Frans Helmerson, Anssi Karttunen, Zara Nelsova, Luís Sá Pessoa, Jian Wang, entre outros.

Obteve vários prémios e bolsas de estudo de prestígio internacional: Prémio Valter Boccacini da Scuola di Musica di Fiesole, Prémio Jovens Músicos – RDP Antena 2, Concurso Internacional Júlio Cardona – Covilhã, Juventude Musical Portuguesa, Bolsa de Estudo da Fundação Calouste Gulbenkian, Norah Mary Turner Trust Award, Sir Arthur Bliss Prize, Foundation Award, S&M Eyres Scholarship e Guilhermina Suggia Scholarship. Em 2010 foi-lhe atribuído o prestigiado título ARAM (Associate Royal Academy of Music).

Durante quatro anos consecutivos integrou a Orquestra de Jovens da União Europeia, e entre 2002 e 2003 tocou também, enquanto músico convidado, na Orquestra Sinfónica de Londres, na London Sinfonietta, na Orquestra Sinfónica da BBC, no Tokyo Ensemble e na Orquestra Cidade de Granada, tendo tido a oportunidade de trabalhar sob a direcção de maestros como M. Janssons, S. Osawa, K. Penderecki, Z. Metha, Sir Colin Davis, V. Askenhazy, B. Haitink, entre outros.

Desde a sua estreia aos 16 anos, já se apresentou inúmeras vezes a solo com várias orquestras nacionais e internacionais. Em 2017 fez a estreia mundial do concerto para violoncelo e orquestra, a si dedicado, de Luís Tinoco, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa. Desse concerto resultou uma gravação ao vivo lançada pela editora norte americana Odradek num disco intitulado “The Blue Voice of the Water”. Da colaboração com Luís Tinoco surge mais um disco, “Alepo e outros silêncios” (Next 2022), em que Filipe grava “Prolonging” para violoncelo solo, a par de outras obras de câmara do compositor. Para além dos discos já mencionados, e numa vasta discografia que incluem vários discos premiados, destacam-se “Portuguese Music for Solo Cello” exclusivamente preenchido com obras de compositores portugueses, “Sonatas for cello and piano” e “Beethoven Cello Sonatas & Variations” ambos gravados com o pianista António Rosado, fruto de uma parceria artística muito feliz. Este último disco foi gravado com o violoncelo Montagnana Suggia, que pertenceu à ilustre violoncelista portuense, cedido especialmente pela CM Porto. Também com este violoncelo, sairá, em 2022, a gravação das Suites para violoncelo solo de Bach. 

Filipe Quaresma toca com um violoncelo de Christian Bayon e um violoncelo barroco de António Capela.

Booking e Agenciamento:

vanessapires@artway.pt

+351 91 437 71 44

bottom of page