Sofia Lourenço

piano

Pianista, natural do Porto, onde concluiu estudos superiores (Conservatório de Música do Porto, Faculdade de Letras da Universidade do Porto). Discípula da pianista Helena Sá e Costa desde os 10 anos de idade, foi igualmente orientada por diversos pianistas de referência (Sequeira Costa, V. Margulis, A. Larrocha, G. Sebok, C. Cebro, G. Sava, L. Simon). Obteve o Diploma de Solista de Piano (Abschlussprüfung Klavier) na Universität der Künste Berlin, na Alemanha, como bolseira do Serviço de Música da Fundação Calouste Gulbenkian.

É professora do curso de Instrumento Piano (Professor-Adjunto) na Escola Superior de Música e das Artes dos Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto desde 1991. Concluiu o grau de Doutor em Música e Musicologia, na Universidade de Évora em 2005, sob a orientação dos Professores Doutores Rui Vieira Nery e Ulrich Mahlert. Integra desde  2007 (Coordenação Estudos Musicais) o Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, onde realiza actualmente o seu pós-Doutoramento.

Mantém actividade concertistica, a solo e com orquestra em Portugal e no estrangeiro. Dedica-se à divulgação da música portuguesa, tendo gravado 3 CDs a solo para a editora Numérica, em 2008, “Porto Romântico: Mazurkas e Romanzas”. Ainda em 2008 gravou o CD “DUAL” (dedicado ao compositor Álvaro Salazar). Integrou a “Oficina Musical”, grupo com a sua actividade orientada para o estudo e divulgação da música do século XX e XXI. Apresentou no festival Black & White 2012 para Disklavier o Duo pour une Pianiste (9 Sketches for One Pianist) da autoria do compositor francês Jean-Claude Risset, incluindo uma estreia mundial que lhe é dedicada (Reflections).

ARTWAY, Lda. - Agenciamento & Produções Artísticas | Rua Ribeiro de Sousa, 401, 4250-408 Porto - PORTUGAL | geral@artway.pt

ARTWAY, Lda. © 2011 - 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS