Lara Martins

soprano

Como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, realizou sua formação na Guildhall School of Music and Drama em Londres, onde terminou o curso superior de canto, com a mais alta classificação. Terminado o curso é imediatamente convidada para integrar o grupo de solistas do Centro Francês de Artistas líricos (CNIPAL) onde foi solista durante a temporada 2002/2003.

Em opera destacam-se apresentações nos Teatros de Modena, Ferrara, Piacenza como Fünf Magd (Elektra de Richard Strauss) com direcção do maestro Gustav Kuhn; Teatro Comunale di Bolzano, Kristin (Miss Julie de Philipe Boesmans) com direcção de Joana Carneiro. Opéra National de Bordeaux, Sofia (Signor Bruschino); Clarissa em Die Drei Pintos de Weber e Princesa Hirvaia (Dick Whinttington, Offenbach) para o Bloomsbury Theatre de Londres; Digressões no Reino Unido com Adina em L’Elisir d’Amore para a Swansea City Opera, Flaminia em Il Mondo della Luna de Haydn para a Opera East;Opera de Marselha, Blondchen (Die Entführung aus dem Serail);Teatro da Trindade, Susanna (Le Nozze di Figaro); Teatro Rivoli , Despina (Cosi fan Tutte); CAM da Fundação Calouste Gulbenkian com Paracha (Mavra, Stravinsky); Festival Internacional de Música do Algarve, Madame Siberklang (Die Schauspieldirektor, Mozart).

Colabora regularmente nas temporadas do Teatro Nacional de São Carlos onde se apresentou em papeis como, Rainha da Noite (Flauta Mágica), Elvira (L’italiana in Algeri), Elena em Il capello di paglia di Firenze de Nino Rota, Princesa em O Gato das Botas de Xavier Montsalvatge, Voz na Igreja/Vendedeira/Mulher (O Nariz, Schostakovich), e mais recentemente Cunegonde (Candide, Bernstein) no Festival ao Largo e Concerto de Ano Novo (2014), transmitido em directo pela RTP 2.

Em concerto apresentou-se em Moscovo no Kremlin (Exultate et Jubilate de Mozart) e Glazunov Art Gallery (Salve Regina de Schubert); Festival Internacional de Música Tibor Varga na Suíça (Bachianas Brasileiras de Heitor Villa Lobos); Opera de Marselha (Sete Canções Populares Espanholas de Falla), Opera de Avignon (Solista do concerto de Ano Novo); Vilar Floral Hall (Royal Opera House, Convent Garden), Opera de Marseille e Opera de Toulon.

Em Portugal, colabora regularmente com as principais orquestras nacionais e apresenta-se frequentemente em recital com o pianista João Paulo Santos, sendo de destacar  apresentações na Fundação Calouste Gulbenkian/Ciclo Novos Intérpretes, Teatro Nacional de São Carlos e nos principais festivais de música portugueses.

Dos prémios que lhe foram atribuídos destacam-se o Prémio Donizetti, pela cantora Fiorenza Cossotto no Concurso Internacional de Canto Jaumme Aragall em Espanha, e o 1º Prémio no Concurso de Interpretação de Música do Estoril/Prémio El Corte Inglés.

Actualmente interpreta o papel de Carlotta Giudicelli, no musical O Fantasma da Ópera em cena no Her Majesty's Theater em Londres.

Gravou para a RAI, Antena 2 e RTP.

Leonard Bernstein - Candine, "Gliter and be Gay" | 2014

 

 

ARTWAY, Lda. - Agenciamento & Produções Artísticas | Rua Ribeiro de Sousa, 401, 4250-408 Porto - PORTUGAL | geral@artway.pt

ARTWAY, Lda. © 2011 - 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS