Iva Barbosa

clarinete

"Iva Barbosa, que interpretou o Concerto em Lá M de Mozart, é um portento! Excelente na execução, com emotividade, muita segurança e uma presença de grande artista e de grande instrumentista!" Zita Ferreira Braga in Jornal Hardmusic, Julho 2011

Ao vivo na Casa da Música (Excertos)

Março 2011

Ao vivo na Radio Antena 2 (RDP) (Excertos)

Iva Barbosa é natural de Matosinhos, iniciou os seus estudos musicais com o seu pai e prosseguiu estudos no Conservatório de Música do Porto e na Escola Superior de Música do Porto nas classes dos Professores Adam Wierzba e António Saiote, respectivamente.

Uma das clarinetistas portuguesas mais destacadas da sua geração, Iva Barbosa é detentora dos mais importantes prémios nacionais, bem como de várias distinções internacionais.

Foi premiada em mais de uma dezena de concursos, dos quais se destacam: 1º prémio no XII Concurso de Interpretação do Estoril/Prémio El Corte Inglês; 1º Prémio no Concurso Jovens Músicos/RDP; 1º prémio no I Concurso Internacional de Clarinete do Porto; 1º Prémio no Concurso Jovem Revelação do Rotay International; 2º prémio no Concurso Internacional “Young Artist Competition”, Utah, EUA; 2º Prémio no Concurso Internacional “Villa de Montroy”, Valencia, Espanha; Prémio Maestro Silva Pereira; Semifinalista no Concurso Internacional “Prague Spring” (Primavera de Praga).

Participou em Master Classes com professores como: António Saiote, Guy Deplus, Michel Arrignon, Philippe Cuper, Enrique Perez Piquer, Stephane Hascöet, Alain Damiens, Philippe Berrod, José Luís Estellés e Larry Combs.

Tocou como solista com várias Orquestras, entre elas a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra Académica do Porto, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa  e a Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.

Tem-se apresentado a solo, com orquestra e em música de câmara em todo o país, bem como em Itália, Bélgica, Espanha, Japão, China e Canadá. Colabora regularmente como músico convidado com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música e com a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Foi júri convidado em: Concurso Jovens Músicos-RDP, Concurso Luso-Espanhol de Fafe e Concurso de Sopros do Alto Minho.

Atualmente lecciona na Escola Profissional Metropolitana.

É membro fundador do Quarteto Vintage e da Associação OUTRARTE.

ARTWAY, Lda. - Agenciamento & Produções Artísticas | Rua Ribeiro de Sousa, 401, 4250-408 Porto - PORTUGAL | geral@artway.pt

ARTWAY, Lda. © 2011 - 2016 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS